Locomotiva EMD GL8

A GL8 é uma locomotiva produzida pela GM-EMD para exportação, com muitas unidades produzidas nas décadas de 50 e 60 para ferrovias de todo mundo, adaptável em qualquer bitola entre 1,676mm e 1,000mm.
Foi desenvolvida para linhas de menor carga por eixo, servindo também para manobras. É uma locomotiva de serviço geral (G de General Purpouse), leve (L de light) sendo movidas pelo motor EMD 8-567C, com cerca de 875 hp (para tração).
Quando novas eram usadas para tração de trens de carga e passageiros sendo usadas em tração simples, duplas, triplas ou mesmo quadras.
Atualmente é utilizada para manobras, composição de manutenção de via na FCA e ALL, ou tração em ferrovias menores (Ferrovia Teresa Cristina) ou mal equipadas (Brasil Ferrovias). Também é utilizada no transporte turístico de passageiros pela ABPF, que recebeu da FCA um exemplar que pertenceu à Companhia Mogiana.
Operam hoje na FCA 6 locomotivas GL8, sendo: 2 originarias da Mogiana, 1 da Sorocabana e 3 da Leopoldina.
LISTA DAS LOCOMOTIVAS
Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
Nº de Fabricação  |Data de Fabricação |Nº CM |Nº Fepasa  |Op. Atual
2608110/1960513616Baixada (Fepasa)
2608210/1960523617Baixada (VLI)
2608310/1960533618Baixada (Fepasa)
2608410/1960543619Baixada (VLI)
2608510/1960553620Operacional (Rumo)
2608610/1960563621Baixada (Fepasa)
2608710/1960573622Operacional (ABPF Campinas)
2608810/1960583623Operacional (Rumo)
2608910/1960593624Operacional (Rumo)
2609010/1960603625Operacional (VLI)
2609110/1960613626Operacional (Giordani Turismo)
2609210/1960623627Baixada (Rumo)
2609310/1960633628Baixada (Fepasa)
2609410/1960643629Operacional (VLI)
2609510/1960653630Baixada (VLI)
2609610/1960663631Baixada (VLI)
2609710/1960673632Operacional (Rumo)
2609810/1960683633Baixada (Fepasa)
2609910/1960693634Operacional (VLI)
2610010/1960703635Operacional (Rumo)
2610110/1960713636Operacional (Rumo)
2610210/1960723637Baixada (Rumo)
2610310/1960733638Operacional (Rumo)

Estrada de Ferro Sorocabana
Nº Fabricação|Data de Fabricação|Nº EFS|Nº Fepasa|Op. Atual
2645003/19613601Renumerada como 3636
2645103/19613602Baixada
2645203/19613603
2645303/19613604
2645403/19613605
2645503/19613606
2645603/19613607
2645703/19613608Rumo
2645803/19613609FCA (repassada pela Ferroban em 99)
2645903/19613610Baixada
2646003/19613611Baixada
2646103/19613612
2646203/19613613Baixada 
2646303/19613614Rumo
2646403/19613615
Baixada 


RFFSA Rede Ferroviária Federal S.A.
Nº Fabricação|Data de Fabricação|Nº RVPSC|Nº RFFSA-11ªdivisão|
Nº RFFSA-13ªdivisão|Nº SR-6|Nº SIGO| Observações|Op. Atual
2646503/19611401801614163214029Recebeu truques A-1-A de G12 no RGS      Rumo
2646603/19611402802614263224030Recebeu truques A-1-A de G12 no RGS      Baixada
2646703/19611403803
614363234031Recebeu truques A-1-A de G12 no RGS   Rumo
2646803/19611404804630463044007   Rumo
2646903/19611405805630563054008Baixada pela SR-6, reconstruída em Tubarão/SCFTC
2647003/19611406806630663064009              Rumo
2647103/19611407807630763074010              Rumo
2647203/19611408808630863084011
Baixada
2647303/19611409809630963094012Baixada
2647403/19611410810
631063104013              Rumo
2647503/19611411811631163114014              Rumo
2647603/19611412812631263124015              Rumo
2647703/19611413813
631363134016              Rumo
2647803/19611414814631463144017              Rumo
2647903/19611415815631563154018              Rumo
2648003/19611416816631663164019              Rumo
2648105/19611417817631763174020              Rumo
2648205/19611418818631863184021              Baixada
2648305/1961------
633163314022              Rumo
2648405/1961------
633263324023              Rumo
2648505/1961------633328524001SR-2  Baixada       
2648605/1961------
633428544002SR-2VLI
2648705/1961------
633563354024              Rumo
2648805/1961------
633628564003-SR-2 VLI
2648905/1961---821
630263024005Transf. p/ RVPSC Ago/1965              Rumo
2649005/1961---820630163014004Transf. p/ RVPSC Ago/1965              Rumo
2649105/1961------
633763374025              Rumo
2649205/1961------633863384026Rumo doou para a ABPF em 2017 ABPF
2649305/1961------633963394027 Rumo
2649405/1961---819630363034006Transf. p/ RVPSC Jul/1963   Baixada
2649505/1961------
634063404025  Rumo
  • Três GL8 da RFFSA 13ª Regional tiveram seus truques trocados com os de G12 A-1-A para torna-las B-B, tendo assim diminuído seu tanque e criado um passadiço diferente em sua frente. Posteriormente uma foi baixada e as duas remanescentes tiveram seus truques novamente trocados por B-B quando houve disponibilidade desses nas oficinas.
  • A GL8 4008 foi baixada pela RFFSA 13ª Divisão e encostada em Santa Maria/RS por vários anos até que a RFFSA 11ª divisão (Paraná-Santa Catarina) regional Tereza Cristina (ainda respondiam pela mesma divisão) reconstruiu-a com ajuda das SR-5 e SR-6 e de outra GL8 também baixada.
  • A 4008 hoje encontra-se em poder da FTC/Transferro, tendo operado como manobreira tanto na FTC quanto na extinta Ferropar nos anos de 2000 a 2001.
Locomotiva EMD GL8 Nº 3632 da ALL.
DESCRIÇÃO

Propulsão: Diesel-Elétrica

Projetista: Electro Motive Division

Fabricante: EMD USA

Modelo: GL8

Ano de Fabricação: 1960-1961

Locomotivas Fabricadas: 78

Classificação AAR: B-B

Tipo de Serviço: Misto

CARACTERÍSTICAS

Bitola: 1,000mm (Métrica)

Tipo de Truques: Flexicoil

Diâmetro das Rodas: 40"

Distância entre Eixos: 2.440mm

Comprimento: 11.023mm

Largura: 2.898mm

Altura: 3.835mm

Peso da Locomotiva: 62.000 kg

Peso por Eixo: 15.500 kg

Peso Aderente: 62.000 kg

Tipo de Combustível: Diesel

Capacidade de Combustível: 1.893 L

Capacidade de Óleo Lubrificante: 492 L

Capacidade de Água: 606 L

Capacidade de Areia: 0,34 m³

Fabricante do Motor: EMD

Motor Primário: EMD 8-567CR

Limite de RPM: 835

Tipo de Motor: Combustão Interna

Cilindradas do Motor: 9.290cc³ x 8

Gerador: D25-E

Motores de Tração: D-29

Tamanho do Cilindros: 8½” (216mm)x10"(254mm)

Tração Múltipla: Sim

PERFORMANCE

Velocidade Máxima: 100 Km/h

Velocidade Mínima: 16 Km/h

Potência Total: 950 hp

Potência Disponível para Tração: 875 hp

Esforço de Tração: 15.500 Kgf

Fator de Adesão: 25%

Raio Mínimo de Inscrição: 58,82 m

Freios da Locomotiva: Ar Comprimido

Sistema de Freio: 26LA

OPERAÇÃO

Ferrovias Originais: RFFSA, EFSMogiana e Leopoldina


Numeração SIGO: Série 4000 à 4050 (RFFSA) e 3600 à 3650 (Fepasa)

Local de Operação: Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo

Data de Entrega: 1961

Ano de Entrada de Serviço: 1962

Proprietário Atual: Rumo, FTC, VLI, Ferroeste e ABPF

VEJA TAMBÉM:
Características da locomotiva EMD GL8.

Locomotiva EMD GL8 da FTC.

Locomotivas EMD GL8 da Estrada de Ferro Sorocabana.

Locomotiva EMD GL8 Nº 3617 da Fepasa, na pintura de transição Fepasa/Mogiana.

Locomotiva EMD GL8 Nº 3619 da Fepasa, na pintura de transição Fepasa/Mogiana.

Locomotiva EMD GL8 Nº 3614 da Fepasa, na pintura fase 2.

Locomotiva EMD GL8 Nº 804 da RFFSA, na pintura fase 1.

Locomotiva EMD GL8 Nº 4015 da RFFSA, na pintura fase 1.

Locomotiva EMD GL8 Nº 4004 da RFFSA, na pintura fase 2.

Locomotiva EMD GL8 Nº 4003 da VLI, na pintura da RFFSA em homenagem aos ferroviários.

Locomotiva EMD GL8 Nº 4003 da FCA.

Locomotiva EMD GL8 Nº 3609 da FCA, na pintura fase 1.

Locomotiva EMD GL8 Nº 3635 da ALL.

Locomotiva EMD GL8 Nº 3624 da Rumo.

Locomotiva diesel EMD GL8 3608 ALL manobrando em Tatuí/SP em 2016.

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